Cooperativas
A CEC possui profissionais com expertise de mais de 30 (trinta) anos em cooperativismo, atuando em diversos segmentos do sistema tais como: agropecuário, trabalho, saúde e odontológico (Unimed’s e Uniodontos).
As demonstrações financeiras das cooperativas devem ser objeto de asseguração por auditores independentes devidamente credenciados, conforme legislação pertinente ao segmento de atuação da entidade auditada.
O profissional que exerce auditoria neste âmbito deve ter, no mínimo, registro nos seguintes órgãos: Cadastro Nacional de Auditores Independentes – CNAI; Organização das cooperativas Brasileiras – OCB; Organização das Cooperativas do seu Estado, no caso do Paraná – OCEPAR.
A agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS órgão regulador do setor, determina que para as cooperativas médicas e odontológicas é obrigatório que o auditor esteja registrado junto à Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
Conforme o ramo, outras certificações específicas poderão ser exigidas, razão pela qual se torna imprescindível a verificação das exigências de cada segmento para a prestação de serviços.
A auditoria é ferramenta valiosa que proporciona ao Conselho Fiscal e demais gestores, segurança para processo decisório, trazendo tranquilidade aos cooperados e credibilidade para os usuários das demonstrações contábeis.